A Potência do Espírito Santo e a Fé

Picture
O Espírito Santo é a força que renova nossa fé, que nos impulsiona a fazer coisas inesperadas, que nos move à experimentar o sobrenatural de Deus. Para escrever sobre o Espírito Santo, sempre tem algo à ser revelado, sempre uma novidade. No AT, a potência do Espírito já se manifestava, Deus se revela e mostra que não dá pra viver sem o soprar do Espírito Santo. O Espírito paira sobre as águas(Gn 1, 1s), já no inicio de toda criação essa potência sobrenatural entra em atividade pra mostrar a grandeza de Deus e de seu poder.

É evidente, que o Espírito Santo é uma potência, porque cria, gera vida, dar forma, conduz, anima, na palavra do Senhor, as Sagradas Escrituras nos leva a enxergar essa dimensão poderosa do Espírito Santo, O Espírito que vem sobre Maria para gerar Jesus(Lc 1, 34-35.) Também é a força que gera a Igreja do Senhor, colabora nesse projeto de Jesus(At 2, 1-4), O Espírito sopra novamente de forma clara e objetiva, sua ação se torna mais evidente e envolvente na vida dos Discípulos, que antes estavam em fase de crescimento na companhia de Jesus, mas ao receber essa potência prometida pelos Profetas(Jl 3, 1-3) e pelo próprio Jesus(Jo 14, 16-17.26; At 1, 7-8), eles são estimulados a vivenciar uma nova fase, que á fase de desenvolvimento espiritual que a Sagrada Escrítura nos relata no Livro dos Atos dos Apóstolos.

A experiência da potência do Espírito é visível na Igreja primitiva, o mover do Espírito é captado, quando nos debruçamos no Livro do Espírito ou melhor no Evangelho do Espírito, que é o Atos dos Apóstolos, que não só narra a ação do Espírito, mas nos conduz a fazer uma experiência com o Espírito Santo. Pedro é um exemplo do que a potência do Espírito é capaz de fazer numa pessoa e a pergunta que se faz, quem era Pedro? Um Homem casado(Lc 4, 38), agressivo e estúpido(Mt 26, 51), medroso(Lc 22, 54-62), cheio de defeitos, mas escolhido por Deus, formado por Jesus  e Guiado pelo Espírito e transformado numa pessoa virtuosa, cheia da graça de Deus(At 2, 14-36; 3, 12-16.) Nessa passagem de At 3, 12-16, já dá pra notar que o Espírito Santo é uma força que não dá pra separar da fé, porque o próprio Espírito gera a fé, provoca a revolução da fé. Paulo é outro exemplo indispensável para mostrar que essa potência é sobrenatural, não se explica pela naturalidade das coisas, Paulo era perseguidor dos cristãos, uma pessoa movida pela violência(At 8, 1-3), Mas é transformado numa pessoa incrível na obra do Senhor, um grande Apóstolo(At 9, 1-19; 14, 1-3; 20, 20, 7-11; 21, 8-14.)

A força e potência que é o Espírito Santo continua até nossos dias se manifestando poderosamente, restaurando pessoas, provocando a fé no Senhor e na força que o Senhor prometeu(o Espírito). Seria muito importante alongar um pouco mais sobre o porque da fé e a potênncia  juntas, mas essa parte vai ficar pra você desenvolver sozinho ou em grupo, na prática você terá toda a clareza, procure fazer a experiência no seu Grupo de Oração, lembrando, que o Espírito é que quem te convencerá de toda conclusão que você experimentar, busque a experiência do Espírito Santo em sua vida.

Ore com toda intensidade: Vinde, Espírito Santo me encher de toda potência, de toda a coragem, vem me revelar teus planos, mostra-me novos caminhos, injeta uma porção de fé do tamanho que eu possa suportar, que o céu se mova em meu favor, para me mudar completamente, dai-me parresia, que aonde eu pisar ali o poder de cura e libertação fique selado, amem. Com essa oração espero te estimular a viver uma nova experiência no Espírito e encarar uma “santa aventura”.


Elis Rocha_Membro da RCC
22/11/2010


O Amor de Deus, fonte inesgotável

Picture
O amor é uma palavra muito usada, ela aparece em tudo quanto é lugar, desde a literatura até na pornografia(amor=palavra usada para relação sexual). Mas, o amor tão explorado nos seus vários significados, nunca perde sua essência, apesar de ter sido relacionado com coisas superficiais. Falar de amor no mundo hoje, não é uma tarefa fácil, se por trás de toda abordagem do tema, não se vive, mas tem alguém que pode nos ensinar a viver esse amor, só experimentando ele o próprio(Deus), pra tirar suas coclusões.

Estou falando de Deus que é amor e fonte inesgotável, se você não encontrou um amor tão grande procure experimentar o amor de Deus, não vai doer nada, não vai te levar a se consumir em decepções e nem frustações. Uma coisa é certa, o amor que emana de Deus é tão grande, que se torna explicável e inesplicável ao mesmo tempo, não que seja contraditório, mas, porque é desviada a sua explicação pela lógica e não pela visão sobrenatural  das coisas. O próprio Deus nos dá uma lição sobrenatural de seu amor, uma prova “um tanto exagerada”, mas compreendida: Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna(Jo 3, 16.) Se obsevar-mos a dimensão desse amor que não dá pra medir com a nossa visão, de tão grande que é esse amor. O amor de Deus é tão grande, que o mundo não suporta, porque nem todos estão dispostos a encarar suas realidades, pra viver essa “santa aventura”.

“O amor é a essência de tudo”, posso resumir e posso me alongar, porém, escrever sobre o amor, pode ajudar a entender o que é o amor, mas apreender a amar, só iremos de fato apreender se viver. A leitura e a pregação pode te provocar a amar, mas é preciso experimentar  e viver pra se concluir o ato. Todos os ensinamentos sobre o amor tem que nos conduzir a viver e toda iniciativa tem que partír de nós mesmos, não dos outros.

Na Bíblia podemos encontrar a manifestação dessa arma tão poderosa contra o mal, que é o amor. Deus se manifesta aos israelitas libertando seu povo do Egito(Ex 14), nessa passaagem bíblica, você não vai encontrar a palavra “amor” própiamente dita, porém, o amor sobrenatural de Deus quando é manifestado ele não precisa ser escrito, postado pra ser provado, basta ser liberado. Desde o antigo testamento até o novo testamento, vamos encontrar o amor de Deus expresso em situações, que nossa compreensão não conseguiu captar “em primeira mão”. O desejo de Deus é amor inesgotável, ele pode ser visto, escrito, pregado, testemunhado, mas, também escondido pra não ser mau-vivido.

Elis Rocha_Membro da RCC
05/11/2010